O que você espera da Ecovila União?

Estrutura



1 – Quais os recursos naturais que a área deveria ter para ser um “projeto ideal”?

Água doce
         Necessária para o desenvolvimento dos cultivos, consumo, cozimento e asseios.

Solo Favorável
         Necessário ao desenvolvimento do cultivo de hortaliças, frutíferas e leguminosas.

Energia Elétrica
         Em função da região, até que se explore energia renovável

OBS.:
1.      Desenvolver o sistema de RE-APROVEITAMENTO de água utilizada em: consumo, cozimento, limpeza e asseios, com o projeto de TANQUES SÉPTICOS.
2.      Desenvolver sistema de captação de água da chuva e tanque de filtragem.



2 – Quais seriam as atividades a serem desenvolvidas na Ecovila?

Internas

         Estudo, execução e desenvolvimento de fontes de energias em função da região. (painel solar, eólicas, moinho de água).
         Estudo, execução e desenvolvimento de produção dos cultivos para ecovila (área de sementes, cultivo, estudo de ciclos auto-sustentável).
         Desenvolvimento de refeições balanceadas e alternativas de pratos, dos cultivos da Ecovila.
         Desenvolvimento de manejo de granja e psicultura, em função da região.
         Estudo, execução e desenvolvimento de técnicas de bioconstrução e bioarquitetura.
         Desenvolvimento da oficina “arte com bambu”.
         Desenvolver atividades de auto-conhecimento e vivência em grupo.
         Marketing dos serviços: oficinas, utensílios de bambu, adote uma árvore, eco-hospedagem, etc.
         Manutenção do site e/ou blog.

Externas

         Criar oficinas de “arte com bambu”.
         Criar oficinas de “culinária balanceada de auto-sustentabilidade”.
         Criar oficinas de “bioconstrução e bioarquitetura”.
         Criar oficinas de “consumo consciente: água, alimentos e energia”.


3 – Quais as categorias de participantes que deseja morando na Ecovila?


Iniciando com 8 pessoas, para que cada 1 assuma de forma comprometida 1 das atividades de desenvolvimento da Ecovila.
Reuniões de planejamento de estruturação temporárias, serão realizadas pela internet, até que se faça física.

Por se tratar de uma ecovila – a princípio limitada de moradores –,  que tem como objetivo a auto-sustentabilidade, qualquer pessoa que tenha interesse, comprometimento e aptidão em desenvolver atividades necessárias na Ecovila União.

1.      Interesse – a pessoa seria convidada a participar de algumas atividades e conhecer o projeto, para ser avaliada pelos fundadores do projeto;
2.      Comprometimento – será observado pelos fundadores, durante a passagem pela Ecovila, os limites de esgotamento físico e psicológico, assim como a participação nas atividades;
3.      Aptidão – pessoas que já estudou, desenvolveu e/ou pratica pemacultura, bioconstrução, bioarquitetura, reciclagem. Ou demonstrar conhecimento para desenvolvimento de interesse da Ecovila.

PS.: Se eu pudesse “desejar”, desejaria um agrônomo, biólogo, psicólogo (ou grafólogo, risos), engenheiro ambiental, arquiteta e um construtor.

  
4 – Quais seriam as formas de PARTICIPAÇÃO para pertencer á Ecovila?

Deve atender aos critérios de interesse, e necessidade da Ecovila, tenham sonhos, ideais, talentos, vocação, habilidades e gosto pessoais reflexionado com as questões da vida sustentável e da ecovila, assim como respeitando o limite de ocupação máxima naquele momento.
Forma de Participação:

Fundador
Ecovileiro(s), que compõe o Conselho Administrativo e Financeiro, cumprindo honrosamente suas funções e atribuições dentro da Ecovila União. Detentor(es) de 51% das cotas da Ecovila.

Associado Residente
Pessoa, que mediante aprovação do Conselho, após 6 meses de residência temporária e trabalho constante na Ecovila e cumprimentos das exigências das funções e comprometimento das atribuições, venham adquirir cotas e direitos de residir na Ecovila, conforme aprovação do Conselho, tornando-se membro da Ecovila.

Associado Verde
Pessoa ou Instituição, que mediante aprovação do Conselho, mediante pagamento honroso de suas mensalidades, assuma responsabilidade de promover as atribuições a qual lhes foram cabidas. Assumindo obrigações com suas atribuições, lhes dando direito de permanência nas dependências da Ecovila União, até que se cumpra por final tais atribuições, aprovada pelo Conselho.

Padrinho Verde
Pessoa ou Instituição, que mediante aprovação do Conselho, assuma a responsabilidade com o projeto, denominada “adote uma árvore”, para a sustentabilidade, mediante pagamento honroso de suas mensalidades. Sem obrigações e direitos com as atividades da mesma.

Voluntário Verde
Pessoa ou Instituição, que mediante aprovação do Conselho, forneça de forma gratuita, serviços e treinamentos, de interesse dos projetos da Ecovila União.

Eco-Hóspede
Pessoa, que mediante solicitação de hospedagem temporária e resposta positiva do responsável desta atribuição, venham a permanecer nas dependências da Ecovila União, mediante pagamento de valor atualizado do dia. Sem obrigações com as atividades da mesma. Período mínimo 24 horas, a contar de sua chegada na Ecovila.

Visita Verde
Pessoa ou Instituição, que mediante solicitação de visita temporária e resposta positiva do responsável desta atribuição, possam ter livre acesso às dependências da Ecovila União, assim como, participar de atividades. Período máximo de permanência 12 horas, a contar de sua chegada na Ecovila.


A Ecovila UNIÃO apresentará através de seu Conselho, - em função do grupo inicial, capital investido e valor agregado -, uma divisão da mesma em cotas de valores nominais, ajustáveis à sua evolução, permitindo-se sua compra, na intenção de custear a subsistência e manutenção da Ecovila.  As cotas, poderão ser vendidas e/ou transferidas, assim como grupamento e dobramento, mediante comunicação formal ao Conselho e aprovação.

PS.: Não podendo haver exploração com fins lucrativo, por parte dos ecovileiro(s).

Um comentário:

  1. Olá,
    Gostaria muito de participar de uma ecovila.
    Não compactuo com os ideais da sociedade atual e gostaria muito de viver de forma alternativa.
    Se de alguma forma eu poder participar e ajudar, estarei a disposição.
    Abraço
    Guilherme

    ResponderExcluir