O que você espera da Ecovila União?

terça-feira, 7 de junho de 2011

O que é uma ECOVILA

As Ecovilas são comunidades organizadas para desenvolver atividades centradas na harmonia e no equilíbrio entre as pessoas e com o meio-ambiente.

ECOVILAS é um movimento global que está unindo todas as pessoas do Planeta. O movimento surgiu como uma resposta consciente ao problema, extremamente complexo, de como mover o Planeta em direção a uma sociedade de comunidades sustentáveis. Este movimento emergiu manifesta a essência das mais recentes conferências das Nações Unidas, incluindo o aspecto ambiental do Rio (Eco 92) , o aspecto social de Copenhagem, o aspecto da mulher de Beijing e o aspecto dos assentamentos humanos de Instambul. Em 1995 , num encontro histórico realizado na Fundação Findhorn, o conceito de ECOVILAS foi discutido, definido e lançado globalmente.

As Ecovilas movem-se em direção à sustentabilidade, dando alta prioridade a:



  • Produção local e orgânica de alimentos;





  • Utilização de sistemas de energias renováveis;





  • Utilização de material de baixo impacto ambiental nas construções (bioconstrução);





  • Criação de esquemas de apoio social e familiar;





  • Diversidade cultural e espiritual;





  • Governança circular, incluindo experiência com novos processos de tomada de decisão e consenso;





  • Economia solidária, cooperativismo e rede de trocas;





  • Educação transdisciplinar e holística;





  • Sistema de Saúde integral e preventivo;





  • Preservação e manejo de ecossistemas locais;





  • Comunicação global.





  • Nas ecovilas ao redor do mundo você encontra a prática de uma nova consciência ecológica: coleta seletiva, reciclagem e reutilização do lixo; uso racional e criativo da água e de outros recursos naturais essenciais para a vida; implantação de arrojados projetos de bioarquitetura que usam materiais locais e reciclados para construção de boas casas; geração de energia a partir de fontes renováveis como o sol, os ventos e a biomassa; tratamento de esgotos e purificação da água através de plantas, microorganismos e outras modernas técnicas biológicas (“living machines”); recuperação de micro-climas e até de ecossistemas criando as condições para a multiplicação ou reprodução de espécies animais e vegetais nativas ou adaptadas; agricultura orgânica; agro-florestas e outras tecnologias sustentáveis.
    Uma ecovila é sempre um fascinante laboratório vivo de qualidade de vida ambiental e humana que atrai as pessoas com a mesma visão do futuro.

    7 comentários:

    1. muito bom... atualizações sendo feitas.

      ResponderExcluir
    2. Parabens
      ha tempos procuro um espaço e pessoas com esse ideal perto da minha regiao.
      os cursos ministrados sao de extrema importacia para nossa sociedade.
      onde fica a sede?
      como faço pra ser um colaborador?
      abraço

      ResponderExcluir
    3. Amigo, boa noite, nessa fase de estrutura das partes burocráticas estamos fazendo as trocas de informações de forma virtual. Assim que o Estatuto (regimento interno) estiver revisionado (ocasião por parte de Eduardo Evangelista)marcaremos uma reunião física.
      Lhe peço que nos escreva:
      jrmemachado@yahoo.com.br
      ej.evangelista@uol.com.br
      Nós fale sobre suas intenções, como gostaria de participar, qual seria seu envolvimento, quais suas experiências em Ecovilas... será muito importante para nós.
      Grande abraço e seja bem vindo!
      Ricardo

      ResponderExcluir
    4. Olá,
      Onde se localiza esta ecovila na Bahia?
      Morei anos na Bahia, agora moro em SP, porém tenho muita vontade de voltar, principalmente por estar ligada a projetos como esse.
      abçs
      Adriana

      ResponderExcluir
    5. Bom dia Adriana, o projeto ainda está em fase de regulamentação do Estatuto e Regimento Interno, estamos bastante inclinados à uma região ao Sul da Bahia, próxima à Península de Maraú e/ou região. Até que se efetive, todas as informações estão sendo feitas pela Internet. Tendo interesse, continue a acompanhar o site e receberá as informações do andamento de Estruturação.
      abraços a família.
      Ricardo

      ResponderExcluir
    6. Olá,
      Tenho grande interesse em ir pra Bahia e um interesse maior ainda em participar de uma Ecovila em formação.
      Gostei muito das idéias de vcs e gostaria de conversar melhor por e-mail, saber mais detalhes e em que pé que as coisas estão.
      Abraços,
      Ana Sartori

      ResponderExcluir